Computação Cognitiva

Computação Cognitiva

Machine Learning e Inteligência Artificial

É pouco surpreendente que a Inteligência Artificial tenha ganhado asas na imaginação do público desde que o termo foi utilizado pela primeira vez, em 1955. Nas mais de 6 décadas subsequentes, nós fomos cativados pela premissa e cautelosos pelas possíveis consequências, mas nos frustramos pelo seu desenvolvimento lento.

 

No entanto, tal qual tantas outras tecnologias avançadas que foram concebidas antes do seu tempo, a Inteligência Artificial acabou mal caracterizada pela mídia, retratada como o grande salvador ou a grande ruína da humanidade. Uma pesquisa séria sobre a ciência que cerca essa tecnologia e sua aplicação no mundo real revela o grande potencial desses sistemas inteligentes. O futuro dessa tecnologia, que se prova mais cognitivo que artificial, é muito diferente do que é comumente retratado pela mídia e trás diversos tipos de desafios e oportunidades, com novos requerimentos para governança, política e gerenciamento.

 

Computação cognitiva em si é um termo que engloba sistemas que aprendem em escala e interagem com humanos naturalmente. Ao invés de serem explicitamente programados, eles captam informações e raciocinam através das interações conosco e suas experiências com o ambiente. Isso é possível graças ao avanço em diversos campos científicos nos últimos 50 anos, e diferem em pontos específicos dos sistemas de informação que os precederam.

 

Sistemas de informação são deterministas, enquanto sistemas cognitivos são probabilísticos. Eles geram não só respostas para problemas numéricos, mas hipóteses, argumentos e recomendações para corpos de dado mais complexos e significativos.

 

A AD Digital propõe algumas soluções focadas na inteligência artificial dentro do mercado de Mídia e Entretenimento. Alguns notáveis exemplos de aplicação incluem:

Visão por Computador

Processamento de Linguagem Natural

Voice Recognition

APIs/SaaS

Benefícios

 Escalável

As soluções da AD Digital reduzem drasticamente os esforços necessários para implantar, escalar e manter infraestrutura.

 Acessível e rápido

As soluções de computação cognitiva da AD Digital podem ser contratadas como SaaS e acessados em navegador ou através de APIs RESTful.