Parceria entre AD Digital e ENENSYS Technologies promete apoiar emissoras na transição para a TV 3.0
São Paulo, Brasil – 11 de junho de 2024 — A AD Digital e a ENENSYS Technologies anunciaram essa semana uma parceria estratégica para trazer soluções de integração avançadas para empresas de Mídia e Entretenimento no padrão ATSC 3.0, voltadas para a NexGen TV network. Essa colaboração visa apoiar a transição para TV 3.0, que deve começar a ser implementada no país em 2025.
O mercado brasileiro está prestes a passar por uma transformação significativa. A TV3.0, baseada no padrão ATSC3.0, promete revolucionar a experiência do telespectador ao proporcionar uma qualidade de imagem e som superiores, além de recursos interativos e personalizáveis. Essa nova era de transmissão oferece suporte a resoluções 4K, HDR, som imersivo, além de funcionalidades como alertas de emergência avançados e inserção de anúncios direcionados, proporcionando uma experiência mais rica e envolvente para o público. O projeto técnico específico está em fase de testes, liderada pelo fórum SBTVD, que logo deve apresentar os padrões finais para a indústria como um todo.
Através da sua nova parceria, a AD Digital visa trazer tecnologias e serviços que possam apoiar diretamente essa nova fase da indústria ao se unir com a ENENSYS, que conta com uma vasta experiência em produtos virtualizados e inovadores, para oferecer uma plataforma híbrida ATSC 3.0 para a NextGen TV que inclui o MediaCast ATSC (Data delivery servers) e o SmartGate ATSC (gateway de transmissão), contando também com um catálogo amplo de moduladores, transmissores e switches/changeovers.
“Sabemos que TV 3.0 é um assunto de grande debate dentro de todo o mercado e a visão completa do que será essa mudança ainda está sendo definida tecnicamente. Por esse motivo, eu tenho certeza de que a nossa parceria com a ENENSYS já é um primeiro passo dentro desse grande objetivo que temos, que é apoiar esse momento do mercado”, comenta Leonardo Teixeira, Diretor de Tecnologia e Serviços da AD Digital. “Estamos entusiasmados em oferecer soluções que possam não só atender às necessidades técnicas de nossos clientes, mas também elevam a experiência do telespectador a novos patamares”.
“Estamos orgulhosos de contar com a AD Digital como um de nossos parceiros de confiança. Temos certeza de que o conhecimento deles do mercado brasileiro, combinado com nossa experiência na entrega do ATSC 3.0, pavimentará o caminho para grandes sucessos para a TV 3.0”, declara Bruno TARIANT, VP de Vendas para as Américas da ENENSYS. “Fomos um contribuidor ativo na definição do padrão, e nosso SmartGate ATSC foi o primeiro gateway ATSC disponível no mercado. Isso nos permitiu acompanhar o sucesso tanto dos broadcasters da Coreia do Sul quanto dos Estados Unidos, que contam com serviços ATSC 3.0 no ar há vários anos. Estamos ansiosos pelo lançamento do projeto TV 3.0 e desejamos muitos sucessos futuros com a AD Digital”.
Além disso, a aliança entre as empresas leva para o portfólio da AD Digital as ferramentas de monitoramento de Qualidade de Serviço (QoS) e Qualidade de Experiência (QoE) com o TestTree’s StreamProbe e EdgeProbe. Essas ferramentas garantem que os broadcasters possam supervisionar e manter a alta qualidade do conteúdo transmitido, detectando e corrigindo problemas em tempo real, como telas pretas, congelamento de vídeo e silêncios de áudio. A ENENSYS também possui uma renomada expertise em delivery de SFN, e suas soluções permitem que os broadcasters implementem e mantenham suas redes de forma eficiente. Dessa forma, garantindo que a experiência do usuário final seja impecável.
“A parceria com a ENENSYS vem para enriquecer o nosso catálogo e nos permitir construir uma solução mais robusta para apoiar os nossos clientes na chegada da TV 3.0. Estamos acompanhando as movimentações e reforçando o nosso compromisso de buscar tecnologias dentro dos padrões aprovados pelo Fórum SBTVD que superem as expectativas de qualidade e interatividade da audiência” complementa Hugo Nascimento, CTO da AD Digital. “O objetivo do nosso time como um todo é garantir uma entrega robusta e flexível, assegurando que nossos clientes estejam na liderança da evolução tecnológica”.
Através dessa parceria, a AD Digital e a ENENSYS reafirmam seu compromisso com o mercado de entregar tecnologias de última geração e serviços de alto nível. Juntas, as empresas estão prontas para ajudar os clientes a explorar as oportunidades oferecidas pela TV3.0 e alcançar seus objetivos de negócios em um ambiente digital em constante evolução.
SOBRE A AD DIGITAL
Fundada em 1994, a AD Digital é uma empresa líder no mercado de Mídia e Entretenimento, especializada na criação de soluções digitais e serviços gerenciados para impulsionar a transformação digital na indústria. Com essa experiência, a AD Digital tem um histórico comprovado de cocriação de soluções inovadoras e personalizadas para seus clientes, ajudando-os a navegar com sucesso na era digital.
Saiba mais em https://ad-digitaltecnologia.com.br
SOBRE A ENENSYS Technologies
Há quase 20 anos, o ENENSYS Technologies Group tem acompanhado seus clientes internacionais na evolução dos usos e tecnologias. A ENENSYS oferece soluções altamente inovadoras para a distribuição eficiente de conteúdo no mercado de transmissão de TV digital. Com aproximadamente €60 milhões investidos em P&D nos últimos 10 anos, o Grupo tem uma reputação de excelência em soluções de otimização, segurança e monetização de fluxos de vídeo. As soluções são comercializadas através de duas marcas – ENENSYS e TestTree – e alcançam mais de 1,2 bilhão de espectadores em todo o mundo.
Para mais informações: www.enensys.com