Jovem Pan: Do Offline para o Online

Do Offline para o Online

Como a AD Digital apoiou a Jovem Pan em seu movimento de convergência digital

Em maio desse ano, a Jovem Pan lançou oficialmente o PanFlix, um serviço de streaming que oferece conteúdo novo e ao vivo todos os dias. Esse lançamento é parte do movimento de convergência digital do grupo, que contou com o apoio do serviço de consultoria e montagem de estúdios da AD Digital.

 

Ao longo dos seus mais de 70 anos de história, a Jovem Pan sempre tentou sair na frente e cada vez mais ampliar o seu alcance e diversificar a sua audiência tanto na rádio, quanto nos canais online. Várias horas de conteúdo jornalístico ao vivo já eram disponibilizadas no YouTube todos os dias quando surgiu a ideia de levar essa convergência digital para o próximo patamar.

O PanFlix é a grande novidade da Jovem Pan para 2020

Em 2018, apesar de terem uma visão já voltada para plataformas digitais, o grupo percebeu que precisariam de apoio para alavancar as suas apostas e optaram por contar com a AD Digital e a sua consultoria de transformação digital. Desde o início, essa iniciativa tinha como objetivo trazer uma fundação digital para a Jovem Pan através de metodologias ágeis e mudanças de mindset.

 

“Buscar essa verdadeira fundação digital vai muito além de tecnologias e plataformas, a mudança precisa vir de dentro para fora para ser completamente sustentável. É isso que nós da AD Digital buscamos levar para a Jovem Pan, junto com todos os parceiros que nos apoiaram nessa jornada” comenta Daniela Souza, SVP da AD Digital.

A inauguração oficial dos estúdios aconteceu em Novembro de 2019

Essas mudanças se concretizaram em novas estratégias tanto de presença digital quanto de conteúdo, que antes era composto apenas de transmissões em vídeo dos programas da rádio. Para atender a essa visão do que seria essa nova fase do grupo, a Jovem Pan contou novamente com a parceria da AD Digital, dessa vez para encabeçar a implementação dos seus novos estúdios, localizados na Avenida Paulista, na capital de São Paulo. A ideia era produzir vídeos com qualidade televisiva.

 

Em uma matéria da Exame, Tutinha, que atualmente comanda a holding, comenta: “A ideia era fazer uma TV digital filmando o rádio. O sucesso de audiência nos encorajou a investir em vídeo”

O resultado desse trabalho de consultoria e implementação é o próprio Panflix, que conta com conteúdos em padrão televisivo produzidos nos novos estúdios. Hoje podemos dizer que ele reúne o que há de melhor na programação do Grupo Jovem Pan, tanto em rádio quanto em canais digitais transmitidos via Youtube: jornalismo, entrevistas, debates, esportes, programas de humor e entretenimento.

No portal Meio e Mensagem, Claudine Bayma, diretora de marketing do Grupo, explica: “Alguns dos grandes diferenciais do nosso serviço de streaming são os conteúdos originais e diversificados que oferecemos. Com a larga capacidade de produção de nossos estúdios conseguimos disponibilizar novos programas diariamente, além de uma programação ao vivo, para que o público aproveite um universo de conteúdo inédito para assistir quando e onde quiser”.

 

E o lançamento da plataforma é apenas o começo. Na mesma matéria, Claudine também adianta: “Estamos com vários projetos de conteúdo em andamento junto a grandes marcas internacionais. Queremos abrir novas oportunidades de negócios e oferecer projetos mais 360° e integrados a nossos clientes”.

 

A maior certeza que temos é que o movimento de convergência digital do Grupo Jovem Pan continuará se expandindo e se tornará mais um capítulo nessa história de sucesso. Como disse Tutinha na matéria da Revista Exame: “Acertei 90% de minhas apostas. Eu me sinto um garoto de 20 anos, animado para fazer coisas novas”

A plataforma já está disponível nos principais dispositivos mobile