Como lançar um canal de tv?

No passado, caso você quisesse lançar um canal televisivo, você só tinha duas opções:

  1. Investir milhões de dólares em infraestrutura e equipamento para transmitir o seu canal em uma emissora de TV aberta
  2. Conseguir um acordo com uma empresa de TV a cabo, o que demandaria também um alto investimento inicial e despesas operacionais

Por décadas, essas foram as únicas duas rotas para começar um canal de TV. Porém, nos últimos anos, uma nova opção surgiu: lançar seu canal online, um processo muito mais fácil e acessível tanto para grandes marcas quanto para outros criadores.

Enquanto a TV aberta ou a cabo é a opção certa para alguns criadores de conteúdo, começar um canal de TV online é, atualmente, a melhor opção para a maioria. Ela elimina a necessidade de levantar um grande capital, diminui gastos em diversas áreas e facilita a monetização do seu conteúdo de forma mais efetiva (que é o principal objetivo ao se criar um canal de TV).

Dito isso, a tecnologia certa ainda é necessária para trazer o seu canal a vida, atingindo a maior variedade possível de plataformas. É aí que a AD Digital e Amagi entram em cena.

Com a nossa plataforma em nuvem, nós ajudamos os criadores, os donos e os agregadores a lançar, distribuir e monetizar o seu conteúdo em plataformas de TV online, como Roku, Samsung TV Plus, Pluto e Sling TV. Nós também suportamos a distribuição para canais tradicionais de TV a cabo e broadcast TV.

Desde a fundação da Amagi em 2008, a empresa, parte dos nativos digitais, já apoiou mais de 500 companhias ca criação de seus canais seus canais em mais de 40 países. Atualmente contando com clientes como CuriosityStream, Discovery Networks, Fox Networks, Tastemade, Vice Media, e Warner Media, além de muitos outros criadores e marcas.

Neste artigo iremos explicar, em quatro passos, como começar seu canal de TV de forma descomplicada, oferecendo uma experiência melhor para você e a sua audiência:

 

Passo 1: Avaliar o seu conteúdo

O primeiro passo em criar um canal de TV é entender como a sua audiência vão se relacionar com o seu conteúdo transmitido. A maioria dos criadores já tem um entendimento claro do que eles têm a oferecer, portanto esse passo não vai demorar muito. Se você já fez seu background, avance para o passo 2.

Antes de você responder à questão central do Passo 2 (escolher qual tipo de canal começar), você deveria ser capaz de responder as seguintes questões:

  1. Quantas horas de conteúdo você tem?
  2. Qual tipo de conteúdo?
  3. Como a sua audiência prefere consumir esse conteúdo?
  4. Quais plataformas esse público já utiliza?
  5. Você planeja oferecer algum conteúdo através de transmissão ao vivo/lives?

Questão 1 e 2: Quantas horas de conteúdo você tem e qual tipo de conteúdo?

O número de horas e o tipo de conteúdo é uma peça determinante para saber se  você deve administrar um canal ou oferecer uma experiencia de vídeo sob demanda (VOD).

Por exemplo, 60 horas de música suave e tranquila com filmagens de natureza é o suficiente para um canal de TV linear, porque a maioria dos usuários a reproduzem em segundo plano. Se ficar em loop toda a semana, a maioria deles não se importará.

Por outro lado, a audiência não apreciaria 60 horas repetidas de um show de culinária, então não performaria bem em TV linear.

A nível global, muitos dos nossos clientes Amagi têm milhares de horas de conteúdo. Caso esse seja o seu caso, TV linear é claramente uma boa opção. Caso você tenha menos horas de conteúdo, não significa que você não pode começar um canal de televisão linear; apenas significa que você precisa ter mais cuidado ao programar seus horários televisivos e escolher em quais plataformas distribuir. 

Questões 3 e 4: Como a sua audiência prefere consumir esse conteúdo e quais plataformas eles já utilizam?

Um canal de televisão linear atende a uma experiência tradicional de TV mais passiva, contrastando com a postura mais ativa que a audiência assume quando falamos de vídeo sob demanda. A popularidade do VOD está no seu auge neste momento, mas o uso da TV linear também está crescendo em plataformas de TV FAST (Free Ad-supported Streaming TV), como Roku, Samsung Plus, Vizio, Hulu, e muitos mais.

Experiência passiva (linear)

A forma clássica de assistir TV (também chamado de televisão linear). Os telespectadores ficam sentados e observam o conteúdo programado em execução em sua plataforma escolhida. Eles podem mudar de canal, mas não tem uma opção de pausar ou ir para frente (a menos que utilizem tecnologia DVR). Alguns exemplos são a Pluto TV e Samsung TV Plus.

Experiência ativa (VOD)

Vídeo sob demanda (VOD) permite descobrir e eleger conteúdo que eles querem assistir em serviços de streaming como Netflix ou Amazon Prime em qualquer dispositivo (exemplo: celular, laptop ou TV). Aqui, o público pode escolher qualquer opção de conteúdo disponível com a opção de pausar, ir para a frente ou rebobinar (rewind).

Você sabe se a sua audiência prefere consumir seu conteúdo em datas previamente programadas ou por assistir tudo que você oferece de uma vez? Dependendo da sua resposta, você pode decidir começar um canal de TV linear, um canal de vídeo sob demanda (VOD) ou os dois.
Se você tem algum gráfico ou data que indicia quais plataformas sua audiência já utiliza, isso já pode ajudar no planejamento da sua distribuição. Por exemplo, se você já sabe que o seu público é nichado em um local específico, então começar um canal de TV local ou encontrar uma plataforma online pode ser um bom começo.

Questão 5: Você planeja oferecer algum outro conteúdo via através de transmissão ao vivo/lives?

Se você tem conteúdo ao vivo, então você precisa escolher uma solução técnica que possa sustentar live streaming. Por sorte, a nossa plataforma em cloud consegue lidar facilmente com a transmissão de conteúdos ao vivo como notícias e esportes.

 

Passo 2: Determinar o tipo de canal

Na prática, existem quatro tipos de canais de TV que você pode começar:

  1. Canal Aberto
  2. Canal de TV a cabo
  3. O seu próprio app de TV
  4. Canal em uma plataforma FAST já existente

Se você já sabe que tipo de canal de televisão você quer começar, avance para o Passo 3.

Canal Aberto

Gerenciar sua própria estação de TV demanda um investimento de milhões, uma infraestrutura técnica massiva euma licença para transmissão.Você provavelmente precisará de uma boa consultoria para guiar essa análise do mercado local.

Você também precisará de um time muito grande com treinamento técnico apropriado para manejar transmissão.

Para a maioria dos criadores de conteúdo, estabelecer um canal de televisão local não é factível. E mesmo quando é, os custos envolvidos podem não justificar o empreendimento em comparação com o FAST. Dito isto, a AD Digital e a Amagi podem apoiar e facilitar o lançamento de algo de canais de TV tradicionais. Conheça o nosso portfólio de soluções para saber mais.

Canais a cabo/ MVPDS Tradicionais (Distribuição de programação de vídeo multicanal)

Os MVPDs oferecem vários canais como pacote aos assinantes através da televisão a cabo ou satélites. Alguns exemplos de MVPDs incluem Claro, Sky, DISH, Comcast, DirecTV e Cox.

Primeiro, como um criador de conteúdo, você precisa fazer um acordo com uma companhia de TV a cabo. Em muitos casos, o seu conteúdo precisa ser de altíssima qualidade para ser levado em consideração. E mesmo após o acordo estar firmado, todas as questões tecnológicas são sua responsabilidade.

Além disso, existe o impacto da adoção do mercado de digital por parte dos anunciantes. Muitos deles já estão embarcados em um movimento online. (Em 2021, observamos mais de 14 bilhões de dólares de investimento em TVs conectadas nos EUA, um aumento de quase 60% em relação ao ano anterior).

Enquanto canais a cabo ou a satélite podem ainda ser uma boa opção, eles geralmente são apenas viáveis para grandes companhias com presença em múltiplas plataformas.

Criar seu próprio aplicativo

As plataformas como Fire TV ou Roku TV permitem que você construa apps para os seus próprios canais de televisão.

Essa é uma boa opção para quem já tem uma audiência consolidada. Porém, você terá que continuar conquistando público uma vez que seu app está feito. Também é necessário considerar a contração de desenvolvedores para construir e manter o seu aplicativo, além do custo de hospedagem de vídeo.

As redes de televisão CondeNast e Tastemade são bons exemplos, afinal elas começaram no YouTube. Depois de atrair milhões de espectadores, elas criaram seus próprios aplicativos para hospedar a sua programação.

FAST (Free Ad-supported Streaming TV) em plataformas ou aplicativos já existentes

Os serviços FAST suportam canais lineares, ao vivo e sob demanda. Eles podem funcionar em múltiplos dispositivos como smartphones, tablets, laptops e TVs. Na prática, eles são um tipo de TV OTT (over-the-top) porque o conteúdo é entregue via internet, e não via cabo ou um sinal de transmissão. Alguns exemplos dos provedores FAST no mercado incluem Roku, Vizio, Sling, Xumo, Fubo TV, Plex, Hulu, Twitch, Samsung TV Plus, e muito mais.

A FAST é normalmente a melhor opção para criadores de conteúdo que têm recursos digitais em plataformas como o YouTube, que já estão gerando receita com essas plataformas, e estão confiantes de que seu conteúdo de vídeo terá um bom desempenho na TV.

Para criar um canal FAST, você precisa fazer um acordo com a plataforma anfitriã, a maioria deles tem um processo de triagem ou pré-qualificação. Eles querem saber que seu conteúdo é relevante e interessante para seus consumidores.

Uma vez feito um acordo com um canal FAST, você precisa de um parceiro técnico para ajudá-lo a criar seus canais para várias plataformas. É aqui que a AD Digital e a Amagi podem apoiá-lo, através deparcerias técnicas com mais de 50 plataformas FAST e mais de 100 plataformas AVOD e D2C.

Isso nos leva ao passo 3.

 

Passo 3: Entregar o conteúdo à plataforma desejada

O consumo de conteúdo acontece nas plataformas de serviço de vídeo (VSPs) onde as pessoas se sintonizam para assistir a esse conteúdo. Alguns exemplos incluem YouTube, Roku TV, e Sling TV.

Nós apoiamos criadores de conteúdo na entrega de seus conteúdos para a plataforma destinatária final (VSPs) com a qual eles têm acordos. Para fazer esse processo e monetizar o canal em uma VSP, é necessário seguir as especificações técnicas de formatação de vídeo, entrega de metadados, etc. Você também precisa hospedar o conteúdo e ter banda larga suficiente para garantir o tempo operacional, mesmo que, de repente, você receba um grande fluxo de novos espectadores.

Se você possui uma biblioteca pequena de conteúdo e apenas pode entregá-lo para uma ou duas plataformas, é possível lidar com os aspectos técnicos da exibição com uma pequena equipe de profissionais proficientes. Mas se você possui centenas de horas de conteúdo, ou quer administrar seu canal em mais de uma plataforma, atender às especificações diferentes de cada uma pode ser muito trabalhoso para a maioria das equipes internas.

Trabalhando conosco, a ideia é transformar essa administração do seu canal em um processo simples. Sem muitos conhecimentos técnicos aprofundados, e podendo programar todos os seus canais (e plataformas) a partir de uma única interface.

Ingest de dados

Não importa onde você armazena seu conteúdo: seja em um disco rígido, YouTube, Vimeo ou Google Drive – se você puder compartilhá-lo conosco, nós podemos fazer o ingest . Isso inclui conteúdo de TV ao vivo, vídeo gravado, áudio, gráficos, legendas e metadados.

Em seguida, transcodificamos seus arquivos de acordo com as especificações das plataformas FAST com as quais você tem acordos. Em termos leigos, isso significa que tornamos seus vídeos e metadados compatíveis com o software que a plataforma utiliza, juntamente com quaisquer variações necessárias, para que possam ser reproduzidos em diferentes tipos de dispositivos (Android vs Apple, laptop vs TV, e assim por diante).

Muitas soluções de playout exigem que você transcodifique seu próprio conteúdo ou impõem um up-charge. Através da nossa plataforma, esse apoio pode ser oferecido sem um custo adicional. O ingest de conteúdo é um passo fundamental na preparação de qualquer canal de TV pela Internet, por isso precisa ser levado em consideração.

Durante esse processo, você pode adicionar overlays dinâmicos e estáticos, lower-thirds dinâmicos, legendas, voice-overs e outros gráficos secundários avançados para os seus programas.

Qualidade de Conteúdo

Com o seu conteúdo dentro da plataforma, ele passa por um controle de qualidade para detectar e corrigir erros técnicos. Durante e após o processo de transferência, existe sempre uma chance de surgimento de pequenas falhas técnicas, como uma tela subitamente em branco ou momentos de perda de áudio. Tradicionalmente, a localização e correção desses erros era feita manualmente. Isso consome tempo e dinheiro, além de não garantir uma precisão completa.

Além disso, o não cumprimento das diretrizes de qualidade de conteúdo também pode atrair multas dos órgãos reguladores. Por exemplo, para a maioria dos ativos de vídeo, é obrigatório oferecer closed caption para audiências com problemas de áudio. O CLOUDPORT automatiza todo o processo de controle de qualidade, eliminando o tempo e o esforço que você investiria na realização deste processo por conta própria. Alguns processos de controle de qualidade que automatizamos incluem:

 

  • Normalização de frozen frames
  • Detecção de frames pretos em um playout
  • Detecção e correção de ruídos e perdas de áudio
  • Assegurar a sincronia entre o vídeo e suas legendas

 

Também é possível gerar uma prévia de baixa resolução de cada ativo para que as equipes de controle de qualidade possam confirmar que tudo está pronto para a transmissão.

Programação de playout

Você pode gerenciar a programação dos canais tradicionais, TV a cabo e web TV com o administrador de listas de reprodução da plataforma, que conta com um agendamento drag-and-drop. Isso significa que você cria horários de programação para todos os seus canais a partir de uma única interface.

Você pode administrar a agenda de exibição remotamente utilizando um web browser. Aqui está uma rápida visão geral de como isso funciona:

  • A plataforma obtém metadados de seu conteúdo e os exibe junto com os detalhes de seu programa. Isto o ajuda a pesquisar, classificar e filtrar a mídia correta a ser programada no calendário.
  • Então, você pode criar uma agenda ou um guia eletrônico de programas (EPG) para vários dias. Você pode decidir se deseja que o conteúdo seja executado diariamente, nos finais de semana, ou em qualquer outro padrão personalizado.
  • Em seguida, as plataformas VOD e TV linear recebem o EPG da plataforma. Ele fornece informações sobre os programas atuais e agendados para seu canal nos dispositivos, em um formato fácil de consumir.

Entrega de conteúdo

Assim que a sua playlist estiver pronta, a plataforma trasmite seu conteúdo diretamente para smart TVs, celulares, tablets ou laptops através de fibra, satélite ou IP no formato pré-definido (4K Ultra HD, Dolby Atmos etc.) necessário para cada um destes dispositivos. Uma vez que o canal esteja em funcionamento, ele mantém um uptime de 99,99%.

Nós contamos com parcerias com plataformas como Roku TV, Samsung TV Plus, Pluto, Fubo TV, Apple TV+ e outras para distribuir o seu conteúdo para mais de 200 milhões de lares conectados a TVs.

 

Passo 4: Monetizar o canal com dynamic ad insertion (DAI)

O objetivo – pelo menos para a maioria dos criadores de conteúdo – de criar um canal de TV linear é monetizar os seus ativos de vídeo. A AD Digital e a Amagi empregam tecnologias de dynamic ad insertion (DAI) para simplificar o processo de anúncios em execução, desde a preparação de seu conteúdo (adição de marcadores como SCTE, DTMF Cue Tones ou Packet31) até a inserção de anúncios personalizados para seus telespectadores.

Nós podemos facilmente inserir anúncios personalizados em programação gravada, TV ao vivo e VOD. A Amagi tem parcerias com as principais redes de anúncios como SpotX, Google DFP, Pubmatic, The Trade Desk, Telaria e TripleLift, entre outros.

No entanto, o escopo vai além do que apenas com os aspectos técnicos da veiculação de anúncios. Também fornecemos análises e insights profundos sobre qual conteúdo desempenha melhor, em que momento e com qual público. Dessa forma, você pode continuar a aumentar a receita ajustando a programação de conteúdo com base em dados reais.

É possível até mesmo ajustar a estratégia do anúncio no momento se você notar um pico de audiência, por exemplo.

Você também terá acesso a informações sobre intervalos comerciais, o número total de impressões de anúncios, taxas de conclusão e quedas de anúncios.

Continue crescendo seus canais de
TV com AD Digital e Amagi

Além de apoiar empresas na distribuição e monetização de seus novos canais, nós as ajudamos a expandir além do seu alcance. Se nós sabemos de canais específicos que o seu conteúdo performaria bem, nós ficamos felizes de fazer a ponte entre o time deles e o seu.

Nós também queremos ter certeza de que você será capaz de resolver os problemas com os quais se depara ao criar e gerenciar seus canais. Enquanto nossa equipe está sempre pronta para ajudar em questões técnicas, você pode contar com a nossa comunidade para dicas e conselhos de mercado. Por exemplo, se você enfrentar desafios específicos de programação com uma transmissão esportiva, podemos apresentá-lo a outro criador de conteúdo no espaço que enfrentou dificuldades semelhantes.

Também estamos trabalhando em fóruns de clientes onde vários criadores de conteúdo em um espaço relacionado se reúnem para discutir problemas comuns e como resolvê-los.

Em resumo, a AD Digital se uniu à Amagi para fornecer tanto a tecnologia quanto a comunidade para ajudá-lo a dar vida ao seu canal de TV, seja ele seu primeiro canal ou seu décimo. Adoraríamos conversar sobre seu conteúdo e como melhor aproveitá-lo em plataformas de TV linear.

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